fbpx

CIRURGIA FETAL

Conceitos e aplicabilidades

Cirurgia Fetal em Fortaleza

Desde maio de 2019, Fortaleza dispõe de equipe multiprofissional a realizar tratamento intra-útero da mielomeningocele por meio de Cirurgia Fetal. O tratamento cuja realização exigia anteriormente o deslocamento da gestante para a região Sudeste do país, inicialmente foi realizado na Maternidade Escola Assis Chateubriand (MEAC) do Complexo Hospitalar da Universidade Federal do Ceará (UFC), sendo depois também disponibilizado no âmbito da Medicina Privada, em Fortaleza.

A mielomeningocele, uma das principais causas de sequelas neurológicas em crianças, consiste em uma alteração da formação fetal em que parte da medula espinhal aparece exposta e desprotegida, sem a proteção da coluna vertebral e da pele, levando a dificuldades de movimentação dos membros inferiores, de controle urinário e ao aparecimento associado de hidrocefalia (acúmulo de líquido no interior do cérebro).

O tratamento clássico anteriormente consistia na correção cirúrgica do problema após o nascimento, nas primeiras 48 horas de vida. Entretanto, estudos científicos consolidaram os benefícios da correção ainda durante a gestação, por meio de Cirurgia Fetal, como redução da incidência de hidrocefalia e melhora da condição motora. Por envolver também riscos, é importante que seja bem indicada e realizada no período gestacional adequado, apresentando, assim, vantagens em relação à cirurgia tradicional após o nascimento. Há ainda outras situações clínicas, além da mielomeningocele, em que a intervenção cirúrgica fetal pode ser indicada, seguindo também protocolos de literatura internacional para avaliação de benefícios e riscos. Após a intervenção, a gestante passa por um período de recuperação no hospital e então é liberada para seguir a gestação até o momento do parto.

A equipe que vem realizando os procedimentos no Estado do Ceará é liderada pelos obstetras especialistas em Medicina Fetal Profs. Edson Lucena e Herlânio Costa, pelo neurocirurgião pediátrico Prof. Eduardo Jucá, pelo cirurgião pediátrico Prof. Aldo Melo e pelos anestesiologistas Dra. Fernanda Castro e Dr. Péricles Lucena. A visão multiprofissional de várias especialidades contribui de maneira decisiva para o sucesso do procedimento, oferecendo maior segurança às gestantes e aos bebês.