Estenose de JUP em crianças
Obstrução da junção ureteropiélica (JUP) é uma das principais causas de dilatação do trato urinário em crianças.
A obstrução da JUP pode ser causada por fatores intrínsecos (relacionados à malformação da própria junção em si) ou extrínsecos (como a presença de um vaso polar anômalo que causa a obstrução).
A primeira suspeita ocorre por imagem ultrassonográfica, seja antes seja após o nascimento da criança. Diante da suspeita, é importante a definição se realmente se trata de uma estenose através de exame de cintilografia renal dinâmica (DTPA). Uma vez confirmada, é avaliado se há ou não presença de sintomas e a condição da função do rim: tais fatores é que irão determinar se será necessária ou não a correção cirúrgica.
Nem toda obstrução da JUP confirmada por cintilografia, em crianças, é necessariamente de tratamento cirúrgico.
O diagnóstico precoce de situação de obstrução da JUP possibilita, quando necessário, a intervenção operatória mais precoce, podendo vir a prevenir evolução de perda da função renal.
Em crianças com tal diagnóstico que estejam cursando com infecção do trato urinário, é importante descartar a presença de refluxo vesicoureteral associado que pode se apresentar no rim contralateral.
Nas crianças e adolescentes que venham a ter indicação cirúrgica, o acesso minimamente invasivo (por videolaparoscopia ou assistida por robótica) tem aperfeiçoado os resultados. O acesso robótico permite uma maior delicadeza na correção da estenose (confecção da anastomose da pelve com o ureter), acelerando a recuperação pós-operatória e reduzindo complicações.
É comum que o nefrologista pediátrico atue em conjunto com o cirurgião pediátrico em crianças com estenose de JUP seja no seguimento clínico, seja na decisão cirúrgica e seguimento pós-operatório.
Referências:
– Robotic‑assisted pyeloplasty in children: a systematic review of the literature. Esposito et al. J. Robot. Surg, 2023
– The efficay of robotic-assisted laparoscopic pyeloplasty for pediatric ureteropelvic juntion obstruction: a systematic review and meta-analysis. Sun et al. Pediatr. Surg. Int., 2023.
Cirurgia Pediátrica Assistida por Robótica
Entenda o emprego da tecnologia e suas indicações